terça-feira, 11 de junho de 2013

Boxe - Postura Ortodoxa

Por favor, clique nas propagandas!

Assim estará contribuindo para mais postagens.

Postura ortodoxa

Há muitos tipos diferentes de posturas variando de Mike Tyson com sua postura “Peek-a-boo” defensiva mas explosiva, de Floyd Mayweather Jr a postura “Hitman” elusiva de contra ataque, de Naseem Hamed a postura sem guarda, sacrificando defesa para  possibilitar a ele lançar socos de ângulos pouco ortodoxos e outras.  Agora vamos falar da postura ortodoxa, esta postura  fundamental é sólida e muito equilibrada entre ataque e defesa.

A postura ortodoxa tradicional é a qual o boxeador coloca seu pé esquerdo a frente do pé direito, o corpo é ligeiramente virado para o lado, a mão esquerda fica na frente e a mão direita atrás, junto ao queixo, tendo assim o seu lado mais fraco mais perto para o adversário. Como favorece o lado dominante, a postura ortodoxa é a mais comum no boxe. É usada principalmente pelos boxeadores destros.

Lutadores que são canhotos, geralmente lutam com sua mão direita na frente e sua mão esquerda atrás. Esses tipos de lutadores são conhecidos como “southpaw” ou canhotos e não são tão comuns como lutadores ortodoxos. Canhotos notáveis incluem Manny Pacquiao "Pacman" e "Marvelous" Marvin Hagler. Alguns lutadores que são canhotos escolhem lutar com sua mão esquerda a frente, com exemplos notáveis, Mike Tyson e Miguel Cotto.


As figuras acima mostram a vista frontal e de perfil da postura ortodoxa.


(A) O queixo é dobrado para baixo em direção ao peito, afim de diminuir a proeminência do queixo. Enquanto isto pode causar desconforto no início, é importante porque impede seu oponente de acertar facilmente socos em seu queixo vulnerável.

(B) Sua mão direita é posicionada na altura do nível do olho, com a palma da mão virada para você. Isso efetivamente cobre o lado direito do queixo de ataques, e se você levantar a mão direita uma ou duas polegadas, Você também irá proteger sua têmpora direita de ataques, protegendo efetivamente todo o lado direito do seu rosto.

(C) Os cotovelos são voltados para baixo e mantidos perto do seu corpo. Isto é importante por muitas razões, uma delas é que protege seu corpo de ataques. Se seu oponente tentar atingir golpes no corpo, tudo o que você tem que fazer é pressionar os cotovelos firmemente contra o corpo, reduzindo qualquer dano no seu corpo.

(D) Seu ombro esquerdo deve estar relaxado. Manter o seu ombro relaxado lhe permitirá socar mais facilmente e não se cansará rapidamente.

(E) Muitos treinadores têm pensamentos diferentes em postura, alguns dizem para manter os pés afastados na largura dos ombros, e alguns recomendam mais largo do que isso. É uma questão de preferência em equilíbrio X mobilidade X estabilidade, .  Se você considerar o seu adversário na sua frente em um ângulo de 90 graus, os dedos em seu pé de trás devem apontar sobre um ângulo de 30 graus e o pé frontal pode variar, mas provavelmente deve ser em torno de 70 graus.



Os joelhos devem estar ligeiramente flexionados e você deve apoiar sobre o metatarso. Afim de dar socos fortes, às vezes é necessário plantar seus pés, mas em geral, é mais seguro estar sobre o metatarso dos seus pés e pronto para esquivar se seu oponente lança um soco. O metatarso funciona com um rolamento, evitando a torção do pé.


Postura é muito importante no boxe, como é a base para todos os golpes e defesa. A postura estabelecida aqui é ortodoxa, mas você pode misturar e mudar se quiser. As principais coisas para se focar aqui é se certificar de que você pode defender se e que tenha equilíbrio adequado em sua postura, porque o equilíbrio é a chave para desferir golpes eficazes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário