segunda-feira, 17 de junho de 2013

Defesa no boxe

Por favor, clique nas propagandas!

Assim estará contribuindo para mais postagens.


Defesa no Boxe

O que é mais importante no boxe?
Defesa!? Receber um soco é algo pessoal, você saberá lidar com isso assim que receber um. Mas terá que aprender a lidar com isso, caso queira lutar boxe.

Com o aparato de proteção necessário, luvas, capacete de proteção, e habilidade, tem pouca chande de você se machucar seriamente. Os golpes na cabeça têm as energias um pouco dispersadas, devido à elasticidade do pescoço que dispersa um pouco da força do impacto, mas não deixa de haver danos. E golpes no tronco em geral causam hematomas, pois tem menos mobilidade. Mas tudo isso é relativo, pois depende muito de quem está lutando. 


A defesa e o ataque, no boxe, ocorrem através dos punhos. O ataque com os punhos é algo que sabemos desde a nossa infância. No entanto, a defesa precisa ser entendida para ser realizada com eficiência. Há muita coisa que o pugilista pode fazer para evitar os golpes, ou pelo menos reduzir a energia deles diminuindo os danos.


Uma falha da defesa é perder o oponente de vista. Sempre mantenha a atenção nas ações do oponente para que possa reagir a elas, mas de forma que lhe favoreça. 


Como você pode reagir ao que o oponente está fazendo?



Postura e Movimentação
A postura de um boxeador é a sua defesa. Se ele mantem suas mãos para cima, cotovelos dobrados protegendo o corpo e queixo retraído, assim tudo é protegido, cabeça, corpo e queixo. Isto combinado ao movimento constante ou ritmo vai evitar problemas. Não podemos esquecer de bloquear ou desviar dos golpes. Mas para isso é necessário aprender e treinar os movimentos de defesa e esquiva.  Isto é o básico.

Slip
Gire um pouco o corpo para que o soco passe ao lado da cabeça. Você pode deslizar os dois lados, mas é preferível sair. Gire os quadris e ombros quando o soco do oponente chega. Assim que o golpe passar volte sua postura.  


Este é o nome de um movimento de esquiva. É uma palavra da língua inglesa e significa escorregar. É um movimento que pode ser treinado com o equipamento teto solo.
teto-solo
Bloquear/Interceptar
Use as mãos para desviar ataques recebido. Quando o golpe estiver próximo golpeie lateralmente com a mão aberta o antebraço ou pulso do oponente, assim o golpe será redirecionado.

Abaixar
Para abaixa dobre os joelhos, o que vai abaixar o torso. Não vire ou abaixe a cabeça, para não perder a visão do oponente ou do golpe que vem.



Bob e Weave 
“Bob”(movimento de subir e descer) e “Weave”(movimento oscilatório)
Subindo e descendo mova a cabeça lateralmente e abaixo de um golpe eminente. Quando o soco do oponente chega, o boxeador  dobra as pernas rapidamente e, simultaneamente, desloca o corpo ligeiramente  para a direita ou esquerda. Uma vez que o soco tenha sido evitado, o boxeador "ondula" Volta à posição vertical, emergindo do lado de fora ou dentro do braço ainda estendido do adversário. Para mover fora do braço estendido do oponente é chamado "bobbing to the outside". Mover-se dentro do braço estendido do oponente é chamado "bobbing to the inside". Joe Frazier, Jack Dempsey, Mike Tyson e Rocky Marciano foram mestres de bobbing e weaving.



Encobrir

Encobrir é a última oportunidade de evitar que o golpe atinja o rosto ou corpo desprotegido. De um modo geral, as mãos são erguidas para proteger a cabeça e queixo e os braços são dobrados contra o torso para impedir golpes no corpo. Ao proteger o corpo, o boxeador gira os quadris e permite que os socos "rolem" fora do guarda. Para proteger a cabeça, o boxeador pressiona ambos os punhos contra o rosto com os antebraços juntos paralelamente  e voltado para fora. Esse tipo de guarda é fraco contra ataques de baixo.

Clinch
Para realizar o clinch segura os braços do oponente fortemente, parecido com um abraço. Desta forma os braços são imobilizados para socos de curto alcance. Nesta posição o juiz separa rapidamente os combatentes.


A frustração do oponente perante a incapacidade de conectar golpes o desmotiva continuamente e o induz a atacar desesperadamente. Gastando a sua energia.

E, por outro lado, o lutador defensivo poupa a energia ao mesmo tempo cria as oportunidades de contra-ataques.

Tradução e adaptação por Joaby Souza.

Fonte: Wikipedia

Um comentário: